Folks Marketing e o jeitinho Brasileiro

Folks Marketing, ou Marketing Popular são estratégias de Marketing utilizadas pelos comerciantes populares. Um dos mais notáveis é o David, da Banca do David no centro do Rio de Janeiro, que se tornou um requisitado consultor de marketing.

Meu interesse pelo assunto, foi despertado quando percebei que a abordagem do vendedor de sinal de transito estava mudando do "Moço compra um pra me ajudar" para táticas mais especializadas:

Outro dia eu a a minha esposa paramos no sinal e fomos abordados com um simpatico sorriso do vendedor que falava algo. Abrimos a janela e ele logo mandou: Mas que lindo casal, parece a Julia Roberts com o Mel Gibson, longe disto, mas com isto conquistou nossa atenção e ofereceu sem muita dificuldade um produto que acabamos comprando. Pensamos, puxa vida, que cara criativo.

Dias depois, em outro sinal, muito distante do primeiro, uma vendedora nos abordou com a mesma tática, e a minha esposa perguntou: Onde voces estão aprendendo isto? A moça desconversou e se despidiu falando: A competição é grande, temos que melhorar sempre.
Lancei a discussão na comunidade Marketing no Brasil e a discussão foi produtiva, outros cases apareceram, como flores no retrovisor em Recife, ou do vendedor de protetor solar de Fortaleza que sabia todas as informações dos seus produtos, o engraxate de terno, celular e tapete vermelho que dobrou seu faturamento, e agora o barraqueiro em ipanema que mantem uma trilha refrescante até a sua barraca (foto abaixo).


Ainda na discussão na comunidade Marketing no Brasil, Solon consegue provar que os empreendedores populares fazem uso do Mix de Marketing (4 Ps) completo. Vendo toda esta iniciativa, me animei em criar um grupo de voluntários de Folks Marketing dentro do projeto Perspectiva, com o intuito de criar metodologias para ensinar Folks Marketing para estes fantásticos empreendedores. Uma proposta bem interessante para estudantes e profissionais de marketing.

Comentários

Reinam Ribeiro disse…
As pessoas a nossa volta entendem mais de marketing do que nós pensamos. Estava jantando ontem com minha esposa no shopping, e disse a ela que conhecia o gerente do restaurante, ele havia sido garçom em um pequeno restaurante perto da casa de minha mãe, e no meio da conversa ela citou a diferença dos pequenos negócios de bairro, que o dono conhece os clientes pelo nome, sabe dos produtos que mais gosta, deixando sempre um separado. Pensava eu: "Hoje em dia puro CRM". Ela citou o filme "Mens@gem Para Você", a dona de uma pequena livraria se envolve com um desconhecido com quem conversa pela internet, sem desconfiar que ele na verdade é o executivo de uma mega-livraria recém-aberta que ela odeia. Com direção de Nora Ephron (Sintonia de Amor) e Tom Hanks, Meg Ryan, Parker Posey e Greg Kinnear no elenco.
É um bom filme. Um abraço João.
Anônimo disse…
João Carlos,


eu gostaria que você pudese dar uma olhada nesse caso da Leo Burnett/Fiat, comercial com texto sem autorização.

Desculpe-me: não tem a ver com teu post de hoje (belíssimo!), mas talvez com o blog.

Abraços,
Anônimo disse…
brasileiros são pessoas geniais!
tem sempre otimas ideias, são espertos pois sabem o q/ fazem, e aproveitam as chances q/ lhes são dadas.
Anônimo disse…
brasileiros sabem usar seu potencial, assim ajudando eles finaceiramente e preservando assim o local onde vivemos.!