08 novembro 2007

Making-of da animação 'Forças

Lúcio Mazzaro e Roberto Pires

1. Como tudo aquilo que conta uma história, o desenho animado parte de uma idéia inicial que é organizada de determinada forma, geralmente a de um story-board, como numa história em quadrinhos. No caso abaixo, temos um fragmento do roteiro correspondente à sequência #4 , com as respectivas indicações dos movimentos dos elementos em cena, incluindo o número de desenhos a serem aplicados a cada um deles.




2. Paralelamente, realizam-se desenhos de estudo de layout, nos quais podem-se verificar vários aspectos como cores, traçado e proporção entre as personagens. Aqui podemos ver um exemplo no qual as personagens aparecem praticamente na sua versão definitiva.





3. Após a definição do layout e da quantidade de desenhos necessária para a formação de uma sequência animada, parte-se para a sua confecção. No caso de "Forças", realizou-se uma média de sete desenhos para cada segundo. Ao lado temos um desenho com seu acabamento definitivo, incluindo, no seu canto inferior direito a indicação a sua ordem na sequência, ou seja, ele é o décimo desenho da sequência #4 (destaque) As perfurações na parte superior da folha servem para a fixação da mesma num suporte de captação. (table top) como veremos a seguir.






4. Após a confecção dos desenhos, realiza-se então a captação dos mesmos. No "Forças" a captação deu-se por um sistema chamado table-top, no qual uma câmera (no caso) de vídeo, colocada em um suporte fixo, grava, um a um, os desenhos da animação colocados em outro suporte dotado de uma pinagem na qual são fixadas as folhas (ver esquema). Este sistema assemelha-se ao utilizado para a captação de desenhos na animação para cinema.





5. As imagens gravadas em vídeo são então armazenadas no computador dotado de uma placa de captura de vídeo, e num programa de edição não linear (neste caso, o programa adotado foi o Adobe Premiere) fizeram-se os ajustes de cor, definiu-se a velocidade de cada desenho (mais ou menos 4 frames), e a inclusão da trilha sonora. Após concretizado o trabalho de edição, é dado o momento da renderização, ou seja, a criação do arquivo AVI que será a versão master para muitas cópias em fitas VHS sem perder a qualidade.






Fonte: Interrogação Filmes
Link

Nenhum comentário: