10 outubro 2007

Guerrilha inteligente

As estratégias de Marketing de guerrilha vêm sendo difundidas cada vez mais no país. Porém, muitos ainda desconhecem os benefícios e as ferramentas necessárias para se fazer uma "guerrilha inteligente".

O Marketing de guerrilha no país ainda é um "marketing anunciado", que não resiste às pressões do cliente e coloca a marca em exposição de forma agressiva, causando uma sensação de desconforto a quem percebe. Quase um merchandisign fora da TV. Ao contrário da "guerrilha inteligente", que é praticamente silenciosa, ou seja, o cliente percebe a marca, reflete sobre o ocorrido, mas tem a sensação de que ação faz parte do cotidiano.

Compliquei? Filosofei demais? A "guerrilha inteligente" da marca Absolut, promovida em um aeroporto da Alemanha ilustra perfeitamente o que eu quis dizer.



O vídeo deixa claro que as pessoas que esperam pela bagagem não vêem o ocorrido como uma ação de Marketing, apesar da marca estar exposta a elas. A ação é perfeita porque transmite uma mensagem simples e clara: a Absolut vodka é tão boa que nem os funcionários do aeroporto resistiram à tentação.

Reparem que durante a ação, o painel eletrônico do aeroporto exibe a mensagem: "Problemas com a sua bagagem? Ligue para...". A ação não só gera buzz, como planeja uma forma de recall imediato. Diferentemente da educação brasileira, com certeza, alguns alemães ligaram para o número com objetivo de informar o ocorrido.

Uma outra ação de "guerrilha inteligente" foi promovida pela Google no Japão. A ação baseada no conceito de flash mob, deixa uma rua movimentada do país ainda mais agitada. E os japoneses que dispõem da melhor tecnologia, sem dúvida, promoveram um pico de acessos no portal instantaneamente.


Um dia o Brasil aprende...

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