08 julho 2007

Indo alem do Buzz, nove dicas de sucesso

Guy Kawasaki escreveu em seu blog as "As nove melhores linhas de história para introduzir no mercado", um texto muito interessante sobre o não menos interessante lancamento de Lois Kelly: Beyond Buzz: The Next Generation of World-of-mount Marketing.

Segundo Guy, estas dicas são os nove temas que as pessoas mais gostam de falar e que geram muito burburinho, obviamente pela ótica da cultura Americana, mas que sem sua maioria se aplicam aqui no Brasil.

  1. Aspirações e opiniões - Um dos temas prediletos das pessoas são sobre aspiração e opiniões. Isto explica porque religião é um tema popularmente disseminado boca-a-boca. Aspirações demonstram o lado humano das empresas, permitindo ao consumidor conectar-se emocionalmente à Empresa.

  2. David x Golias - As pessoas gostam de ouvir histórias sobre os pequenos que derrotaram os gigantes, ou como costumo falar, os pequenos que derrotaram os dinossauros. Compratilhar histórias de pequenas empresas que estão fazendo sucesso no meio dos gigantes é a parte divertida da conversa. Novamente as pessoas conectam-se emocionalmente com os pequenos, pois estão em sua maioria próximos de sua realidade.

  3. Avalanche próxima de acontecer - Falar de assuntos de alto impacto, assim como estar próximo de uma avalanche que está para acontecer. Temas revolucionários, em geral ideias e conceitos potencialment disruptivos são bons de falar.

  4. Ir contra as correntes - Ir contra os hypes gera muita controvérsia e de quebra muito burburinho. Falar que a web 2.0 não existe, ou que o Second life esta morrendo, ou até mesmo que a Internet é um antro de debil mental, gera um monte de burburinho. O manifesto First Life é um exemplo, que foi copiado recentemente pela McCann Erickson para uma campanha da Chevrolet.

  5. Ansiedades, angustias - São parecidos com o item 3 (avalanche próxima de acontecer) só que foca mais a incerteza do que a tendência disruptiva. FUDs (fear, uncertainty and doubt).

  6. Personalidades e suas histórias pessoais - Histórias pessoais de personalidades são muito interessantes, quanto mais quando vem com algumas lições de vida. Tanto que é tema de diversos best sellers. Tornam as personalidades mais humanas e esta constatação gera muito burburinho.

  7. Conselhos e dicas - Pessoas adoram conselhos, adoram formas de resolver problemas, se sua mensagem tem tem um conselho útil ou ao menos alguma útilidade aos usuários ela tem grande chance de ser disseminada.

  8. Glamour - Nossa sociedade é bem sucetivel ao glamour a fama. Encontrar uma forma de conectar sua mensagem à algo ou alguem famoso e/ou glamouroso é uma boa forma de dissemina-la. Aqui no Brasil, infelizmente, programas como o Big Brother geram fama e glamour tão instantâneos quando efêmeros, mas atrelar sua mensagem à eles é uma boa forma de dissemina-la.

  9. Sazonal, tema em voga - É o aqui e agora. O PAN 2007 é o evento do momento, assim como Web 2.0 e Second Life e outros. Consiga uma forma de falar de seu produto e o PAN 2007 e seja ouvido.
Fonte: How to change the world

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