03 abril 2007

Marketing de Incentivo, Marketing de Relacionamento e Gestão de Pessoas.

Marketing de incentivo. Ferramenta que se sustenta no tripé: motivação, reconhecimento e recompensa. Riane Pontarelli

O marketing de incentivo é uma ferramenta que tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas como forma de motivar ou premiar os funcionários que se destacam. A novidade é que além do departamento de Marketing, as áreas de Recursos Humanos também vêm fazendo uso desse recurso. O vice-presidente da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), Gerson Christensen, estima que o marketing de incentivo já represente cerca de 15 % do mercado do marketing promocional do Brasil, que gerou R$ 9,9 bilhões em 2004. Empresas como a McDonald´s , Brastemp , Banco Safra e DaimlerChrysler já contabilizam bons resultados com essa iniciativa. Segundo Jorge Medauar, diretor de criação da Incentive House , empresa de marketing promocional, o departamento de Recursos Humanos das empresas brasileiras já têm despertado para a importância desta ferramenta. “ 30 % dos nossos programas são feitos através do departamento do Recursos Humanos das empresas, mas ainda o marketing é quem mais usa esse recurso, pois cerca de 90 % dos objetivos dos nossos clientes é aumentar vendas”, afirma.

O que dizem os profissionais do mercado?

Silvana Torres, diretora executiva da empresa de marketing promocional, Mark Up , ressalta que o marketing de incentivo é uma das ferramentas do marketing promocional. “É importante diferenciar, pois o marketing de incentivo geralmente têm prazo limitado, com um objetivo específico. Já o marketing de relacionamento é um processo a longo prazo, o qual envolve desde práticas de incentivo até treinamento de pessoal”, explica.
Fonte: Ampro – Marketing de Incentivo vira política de gestão

Palavras de Camilo Perez, diretor da Incentive House: “Assim como a propaganda vive da freqüência, a motivação das pessoas também devia ser uma coisa freqüente. Não deveria acontecer apenas quando os resultados estão precisando ser alavancados. Eu acho que a motivação das pessoas faz parte da cultura das empresas. Então, é importante manter a valorização e o reconhecimento das pessoas sempre. E quando você precisa acelerar resultados, quando você precisa de um gatilho especial, aí você faz então uma ação específica para alavancar resultados. Mas a motivação deve ser uma coisa perene.”
Fonte: Revista dos Eventos – Incentivo 40 anos – Como tudo começou


Segundo Francisco Reisner, diretor da Reisner Consultores Associados, motivação é o motivo pelo qual as pessoas fazem uma ação, algo interno, já o incentivo é aquilo que incentiva a pessoa a chegar a um determinado ponto, devido um fator externo que lhe é oferecido. Fonte: RH Central


Caso da rede de varejo Magazine Luiza - Fonte: RH Central

Veja o caso da rede de varejo Magazine Luiza, que desenvolve desde sua criação, campanhas de incentivo com o objetivo de reconhecer o desempenho dos colaboradores e melhorar dos resultados comerciais. Como explica Telma Geron, diretora de Recursos Humanos do Magazine Luiza, todo colaborador tem participação nos resultados comerciais da empresa, com um percentual que varia de acordo com a sua atuação direta ou indireta nas vendas. Para incentivar esta participação, são desenvolvidas ações específicas, como o Programa Superávit do Lucro de Gestão, que premia as lojas que apresentam superávit de lucratividade; a Olimpíada do Bilhão, prêmios mensais, bimestrais e anual, que teve como objetivo incentivar o alcance da meta de R$ 1 bilhão de faturamento em 2004; a Operação Bumerangue, pontuação por conquista e manutenção de clientes; o Pula Meio, para vendedores que superam sua meta de vendas; e a Copa dos Campeões, para alcançar a meta de R$ 2 bilhões de faturamento em 2005. "Para garantir a integração e o sucesso do trabalho, mantemos a política de comunicação direta. Para isso, são utilizados todos os canais – encontros, seminários, reuniões periódicas, veículos de comunicação (jornais internos, intranet, e-mails e folders específicos)", descreve.

Campanha Ampro para regulamentação do Marketing de incentivo - Fonte: Meio & Mensagem

Ampro fará campanha por regulamentação do marketing de incentivo Associação também deverá produzir um livro detalhado sobre a atividade, a ser lançado em maio, para aproximar o tema da sociedade
O Comitê de Incentivo da Associação de Marketing Promocional (Ampro) começa a articular a realização de uma campanha em diferentes veículos de comunicação de massa para mostrar a necessidade da regulamentação do marketing de incentivo. Além disso, deve produzir neste mês um livro detalhado sobre a atividade, a ser lançado em maio, para aproximar o tema da sociedade. A Ampro também quer ir à Brasília, em data a ser marcada pelo deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), para tentar encontrar meios de acelerar a votação do projeto de lei, de autoria do político, que regulamenta o setor de marketing de incentivo. Há tempos, as empresas que realizam campanhas dessa natureza, com foco nos próprios funcionários, vivem sob pressão da Receita Federal e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A primeira considera que muitas companhias usam o mecanismo para burlar o pagamento de salários, e o segundo afirma que a atividade é realizada como uma forma de sonegação fiscal.

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