Marca não é nada do que você imagina que ela seja...

Quanto mais aprendo, mais sei que nada sei. Eu ja me esqueci quem foi o autor desta frase, mas ela é a pura verdade. Até pouco tempo atras eu tinha certeza de que logomarca e marca eram a mesma coisa.

Lendo o livro "The Brand Gap", logo na primeira página o autor mostra o logo da Nike e afirma que aquilo não é uma marca, depois de estraçalhar os conceitos errados de marca, Marty Neumeier explica:

"Marca é um sentimento visceral pessoal sobre um produto, serviço ou empresa. Sentimento visceral por quê todos somos emocionais. A intuição sobrepõe-se aos nossos esforços para sermos racionais. Sentimento visceral pessoal, porquê no final de tudo, uma marca é definida individualmente, e não pelas empresas, mercados ou pelo assim falado público geral. Cada pessoa cria sua própria versão da marca. Como as empresas não podem controlar este processo, elas podem influencia-lo comunicando as qualidades que fazem seu produto tornar-se diferente dos demais. Quando um número significativo de sentimentos viscerais pessoais são construidos, a empresa pode dizer que ela possui uma marca. Em outras palavras, uma marca não é o que você diz que ela é. É o que ela diz que ela é.

Marca tem um pouco do ideal de Platão, um conceito compartilhado pela sociedade para identificar uma classe específica de coisas. Para usar um exemplo de Platão, sempre que ouvimos a palavra "cavalo" visualizamos uma criatura majestosa, com quatro pernas, uma longa cauda, uma forte musculatura, transmitindo uma imagem de força e graça, e na mente desta pessoa, ela pode viajar longas distâncias montada neste animal. Cavalos individuais são diferentes, mas em nossas mentes podemos reconhecer o senso comum de "idéia cavalo". Vendo pelo outro lado da equação, quando adicionamos as partes que compõem um cavalo, a soma é suficientemente distintiva para pensarmos cavalo, não vaca ou bicicleta.

Uma marca, assim como o cavalo de Platão, é um aproximado, apesar de distinto, entendimento de um produto, serviço, ou empresa. "

É isso ai....

Comentários

Reinam Ribeiro disse…
Entendo que a marca diz o que ela é pelo seu posicionamento frente ao consumidor. A construção da marca leva tempo, a percepção do valor que o consumidor tem da marca é construído dia-a-dia, o que o consumidor diz a respeito da marca será um resultado do que foi plantado pela publicidade e projetado estratégicamente pelo marketing.