29 março 2006

Salvo pelo milk shake

Fonte: Isto é Dinheiro

O que o senso de oportunidade e uma curta verba de marketing não fazem em conjunto....

"Rui Antônio Pancelli entrou no Bob’s na praça de alimentação do Shopping Paulista, em São Paulo, pediu um milk shake e, com o copo na mão, encaminhou-se a outro restaurante, onde adquiriu um sanduíche. “Na verdade, não comprei hambúrguer no Bob’s por falta de hábito, mas o milk shake deles é imbatível”, diz ele. As pesquisas feitas pela rede de fast food revelaram que muitos outros consumidores comportam-se de forma semelhante a Pancelli. O milk shake tornou-se ao longo dos anos um ícone do Bob’s, a mais antiga rede de fast food do País. A cada ano, seus clientes consomem seis milhões de litros, 60% deles de Ovomaltine. Por isso, em vez de se ofender com a infidelidade dos clientes, os executivos do Bob’s resolveram utilizar a força do leite batido para puxar os comilões para dentro de suas lanchonetes. Criaram um personagem, o “Milk Shake Carente”. Para livrá-lo da solidão, o consumidor comprava um milk shake e ganhava desconto de 50% no preço de um sanduíche. Os dirigentes logo sentiram o sabor da vitória. Nos dois meses de vigência da promoção, as vendas cresceram 25%. Nos meses seguintes, o aumento manteve-se em 10% sobre os volumes anteriores à campanha. “Não temos a verba de marketing de nossos concorrentes”, cutuca Flávio Maia, diretor de marketing e franquias do Bob’s. “Então temos que trabalhar com muito foco e acertar todas.”"

"O milk shake foi uma das principais armas utilizadas pela empresa para mudar fortemente o rumo de seus negócios. “Tínhamos consumidores fiéis, mas precisávamos nos voltar para os jovens e dar à nossa marca um tom mais alegre e irreverente”, diz Maia. "

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